JUN 21, 2022

O portal Paytolls tem novas funcionalidades!

A Vialivre, em conjunto com as restantes Operadoras de Cobrança de Portagens nacionais (Ascendi, Via Verde e Portvias), participou no desenvolvimento do projeto para interligar os diferentes portais de pagamento das operadoras: Paytolls, Portal Ascendi, Pagamento de Portagens e Slora.

Graças à interligação destes portais os utilizadores podem agora consultar toda a dívida de taxas de portagem de forma fácil, e num único portal, melhorando a experiência do utilizador, que é o principal objetivo das operadoras. Aos utilizadores que efetuem uma consulta no Paytolls, ou noutro destes portais, são apresentadas as taxas de portagem em dívida dessa operadora, bem como o valor em dívida com cada uma das restantes operadoras.

Assim, e com o objetivo de solucionar e melhorar a experiência do utilizador, foi celebrado um acordo de cooperação para viabilizar a interoperabilidade de todos os portais de pagamento. Permitindo que os utilizadores tenham acesso a partir de qualquer um dos portais a um sistema de consulta e de regularização de taxas de portagens integrado, de acesso fácil e seguro.

Dada a elevada complexidade técnica da interligação dos diferentes modelos operacionais de cada empresa, o projeto foi dividido em duas fases:

A primeira fase, a que se acaba de disponibilizar nos portais, permite com uma única pesquisa consultar a informação relativa às passagens por regularizar em todas as autoestradas e pontes nacionais. Porém, o pagamento deverá ser efetuado em cada um dos portais onde haja passagens por regularizar.

A segunda fase, que ainda se encontra a ser planeada, é mais ambiciosa e tecnicamente mais complexa. Esta fase prevê uma evolução deste processo ao permitir através de um pagamento “único” das portagens em dívida de todas as autoestradas a partir de qualquer um destes portais, mesmo que não seja o da operadora dessa infraestrutura em concreto.

Neste momento, no portal de qualquer operador, os utilizadores podem verificar a existência de valores por regularizar e, caso haja valores por regularizar, poderão fazê-lo nesse instante sendo redirecionados para os portais correspondentes.

Estes desenvolvimentos são um enorme avanço para a iniciativa de interoperabilidade integral e que, pela rapidez, simplicidade e transparência, melhorarão sem dúvida a experiência do utilizador.

Com as melhorias implementadas no portal Paytolls e com este projeto, a Vialivre garante uma maior transparência e um melhor serviço ao cliente.

Assim, e adicionalmente ao projeto de interligação com os restantes portais, a Vialivre tem vindo a melhorar o portal Paytolls recentemente, com a introdução da funcionalidade de registo de utilizadores e matrículas. Ao registar-se no Paytolls poderá ter acesso a uma série de vantagens adicionais, nomeadamente:

  • Consulta automática de dívida através do seu NIF, mediante a validação de um documento de identificação, e matrícula
  • Alertas periódicos caso tenha alguma portagem por pagar
  • Histórico de pagamentos e acesso aos recibos
  • Acesso ao detalhe de viagens das matrículas registadas, mediante a validação do documento de identificação e do documento único automóvel que comprove que é o proprietário.

Alertamos que, no caso de portagens exclusivamente eletrónicas, as viagens registadas sem dispositivo eletrónico e efetuadas por veículos com matrícula nacional, deverão ser regularizadas em regime de pós-pagamento com os CTT (www.ctt.pt) no prazo de 15 dias úteis. Expirado este prazo de pagamento, estas viagens passarão a estar disponíveis no Paytolls, e nos restantes portais de pagamento.